segunda-feira, 3 de junho de 2013

Existe privacidade virtual ?


Quando se fala em virtual a palavra privacidade sequer é cogitada, pois aquela pressupõe liberdade para falar o que pensa de si mesmo e dos outros. Nas escolas existem muitas polêmicas à respeito dessa invasão de privacidade entre os alunos; muitos estudantes já foram vítimas desse abuso de exploração da imagem diante dos outros. A mídia mostra muitos casos de crianças e adolescentes que deixaram de ir à escola porque foram expostos. Eu fico pensando...será que esse também não é um grande motivo pelo qual muitas escolas ainda têm resistência quanto à inserção das tecnologias nos moldes da educação? O sistema de buscas mais famoso no mundo, inclusive nas escolas, o Google está com um projeto chamado Google Glass e antes mesmo desse novo fenômeno ser lançado para o público já está causando muita polêmica. Um dos aplicativos do Glass é permitir que você reconheça um "amigo" no meio de uma multidão usando os óculos; é claro que algumas autoridades já estão preocupadas com o risco dos vírus que essa tecnologia pode causar. Através do reconhecimento facial a vida de qualquer pessoa pode estar disponível para a rede.  

2 comentários:

  1. Este assunto ainda vai render muita discussão, minha cara Geisiane. Eu compartilho de suas inquietações em algumas das suas perguntas. Respondendo a uma delas, creio que nós precisamos em muito ser educados para fazer o melhor uso possível da tecnologia e o que ela nos oferece, porque ter a vida exposta de forma desagradável é o que a gente menos quer. Muita calma nessa hora!!!!

    ResponderExcluir
  2. Geisiane,
    Bom tema para discussão - a questão do publico e privado, da privacidade e falta de privacidade... Mas será que a falta de privacidade é somente no virtual como você coloca?

    Não temos como virar as costas para essa realidade... As tecnologias estão presentes, e não tem como o "professor" ter essa discussão em sua formação e ter "resistência" para trazê-la para sua sala de aula. Não acredito muito nessa palavra - resistência - acredito que falta vivência, falta exploração, falta cultura...

    Os nossos alunos não tem essa mesma "resistência', porque eles vivem essa cultura. E nós enquanto educadores precisamos compreender as complexidades que perpassam por essa relação tecnologia e educação, entendendo que as tecnologias é mais um elemento presente na sociedade, e não o unico elemento...

    Vamos pensar um pouco mais sobre isso?
    bjos
    Sule Sampaio

    ResponderExcluir