quarta-feira, 21 de agosto de 2013

E a internet continua livre e aberta ?

Se eu recebesse um desses emails de remetente desconhecido solicitando meu voto pra um tal de Marco civil da internet eu com certeza iria excluir porque até ontem à noite eu não sabia pantalhufas do que significava isso. Mas tivemos uma aula esclarecedora ontem na turma de EDC 287 sobre os objetivos dessa lei.
O principal objetivo do Marco civil é que a internet seja livre e aberta para todos respeitando o direito da neutralidade de rede que é o direito dos usuários obterem uma rede livre para usar o serviço que quiser sem precisar prestar contas às grandes operadoras, que aliás, são as mais preocupadas que essa lei seja aprovada, afinal elas perderam muito $$$ com isso. Imagine você pagar por pedaços na net como numa TV a cabo? tipo: só uso email e vídeo, então não posso ler jornal nem fazer pesquisas. Já sofremos com essa ditadura da velocidade "quem paga mais, tem mais" mas daí bloquear o acesso é demais.
De tudo mais o que foi dito (afinal é a primeira vez que eu ouço falar sobre isso) a questão da responsabilidade de uso indevido também me chamou a atenção. Quando um usuário da rede faz qualquer tipo de postagem, se esse material fere de maneira discriminatória, seja ela racial, social, religiosa, dentre outras, e outras pessoas comentam ou até passam adiante essa informação, a punição deverá recair sobre o responsável final apenas porque se não for assim ninguém estará isento disso que posso chamar de ditadura. Que liberdade é essa que o ofendido vai lá e retira da rede o material? pela lei do Marco civil ele deverá entrar com um processo judicial e esperar os trâmites legais.
Gostaria de concluir deixando uma frase muito interessante do sociólogo Sérgio Amadeu em uma entrevista sobre o Marco Civil da Internet,

Transparência total sobre o governo porque o governo é público e privacidade para os cidadãos porque o cidadão tem o direito de mostrar só o que ele quiser. (SÉRGIO AMADEU.2013)

Assistam o vídeo abaixo para maiores esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário