quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TV E VÍDEO NA SALA DE AULA

Não há o que contestar no que se refere à presença da tv e o vídeo na sala de aula, são elementos essenciais que facilitam a vida do professor, mas não de qualquer professor. Eu entendo que as tecnologias são suportes que agregam conhecimento e nos ajudam a "prender" a atenção da turma já que disputar com aparelhos eletrônicos cada vez mais avançados está se tornando a tarefa mais difícil do professor.
A defesa do bom professor usando a tv e o vídeo diz respeito a uma boa pesquisa prévia; infelizmente vemos professores colocando vídeos em sala que nada tem a ver com o tema abordado, única e exclusivamente para tomar o tempo da aula.
Gostaria de compartilhar um texto do professor José Manuel Moran que é especialista em mudanças na educação presencial e à distância.  Em um dos seus textos Moran afirma que o vídeo aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. Que questões são essas? A tv está ligada diretamente ao entretenimento se o professor não souber utilizar essa tecnologia com planejamento pedagógico, o aluno verá esse momento apenas como um descanso no momento da aula.
O texto é bem prático e didático. Vale a pena ler!


Um comentário:

  1. Oi Geisiane,
    Você traz um tema importante para reflexão, mas veja que seu blog não está atrativo nem hipertextual. Precisa incorporar os elementos da cibercultura no se blog.

    Também tenho visto que o blog está desatualizado. Falta trazer as postagens e as reflexões de cada tema que foi abordado a cada terça-feira... Veja que passamos por temas importante e depois de tudo que foi discutido em aula, precisamos ver tuas reflexões!

    Quanto a essa postagem, além do texto de Moran, qual outro autor pode contribuir nessa discussão? Um outro autor que pode te ajudar nessa reflexão é Nelson Pretto, na discussão que ele traz sobre o video na escola, quando fez a sua tese de doutorado.
    Acho que vale a pena conhecer outra perspectiva!

    abraços
    Sule Sampaio

    ResponderExcluir