domingo, 8 de setembro de 2013

Evolução tecnológica: Inclusão ou exclusão ?

* A educação profissional traz oportunidades de emprego,  promove o desenvolvimento científico e tecnológico do    país e gera inclusão social. 
* O ensino profissionalizante é um conceito que promove cursos voltados ao mercado de trabalho com o objetivo de formar trabalhadores com formação tecnológica. 

Ambos parágrafos estão dispostos na LDB de 1996 no artigo que trata da educação no Brasil. 
Segundo Ciavatta e Ramos (2011), no Brasil essa visão da educação profissional é fragmentada, pois desde a colônia é pautada na desigualdade  entre as classes sociais na separação entre a educação geral, como preparação para os estudos superiores, e a preparação imediata para o mercado de trabalho, funcional às exigências produtivas. Por exemplo, o governo lança vários programas de capacitação profissional, mas será que o interesse do mesmo é o crescimento profissional do jovem ou mão de obra barata para as grandes indústrias ? que aliás estão cada vez mais exigente.
Em uma entrevista à Revista Nova Escola, um empresário afirmou: 
"A evolução da tecnologia é definitiva e, infelizmente, mais exclui do que inclui. Quem não sabe operar um computador, dificilmente consegue emprego". (NOVA ESCOLA, 2013)

A maioria dos cursos profissionalizantes têm como base a informática; ensinar o aluno a operar a máquina é o foco e nós ouvimos muito falar sobre a inclusão digital. O que poderia ser feito para que a tecnologia fosse sinônimo de inclusão apenas e não exclusão? Fica a pergunta!
 

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